Distrito de Leiria






LEIRIA - Um Retrato Em Movimento

LEIRIA - um retrato em movimento

Vídeo de : "Escolha Local" Youtube

Leiria é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Leiria, situada na região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 60 000 habitantes no seu perímetro urbano.

A história precoce de Leiria é obscura. Mas mesmo assim, a bacia hidrográfica do Lis é das zonas com maior densidade de achados arqueológicos do país, atribuíveis ao Paleolítico Inferior. De momento estão inventariados mais de 70 sítios arqueológicos na região, entre os quais vários jazigos de sílex, inúmeros seixos talhados (em areeiros por arrastamento do rio, na Quinta do Cónego nas Cortes, na Mata dos Marrazes, atrás do Bairro Sá Carneiro), gravuras rupestres (na praia do Pedrógão), uma pintura rupestre (no vale-canhão do Lapedo) e muitas outras. De todos os achados destaca-se o menino do Lapedo, encontrado no vale do mesmo nome e que tem suscitado o interesse da comunidade científica internacional. Os primeiros habitantes que se sabe ao certo, foram os túrdulos (Turdulorum Oppidani), um povo indígena Celtibero (relacionado com os Lusitanos); que estabeleceu uma povoação perto (a cerca de 7 km) de Leiria. Esta foi posteriormente ocupada pelos romanos, periodo em que floresceu sob o nome de Collippo . As pedras da antiga cidade romana foram usadas na Idade Média para construir parte de Leiria, destacando-se o castelo onde ainda se podem ver pedras com inscrições romanas.

Cultura

Além de ser um local de interesse histórico, o Castelo de Leiria oferece um local para eventos culturais. Situado perto do castelo, a Igreja de São Pedro é usada como um dos locais do Festival Anual de Música. Leiria é também a casa de m|i|mo, o Museu da Imagem em Movimento e do Museu do Moinho do Papel, primeira fábrica de papel em Portugal. O Teatro Miguel Franco no mercado de Sant'Ana e o Teatro José Lúcio da Silva são espaços para o teatro, apresentações de música e dança, bem como de cinema.

Património

   -Castelo de Leiria

   -Sé Catedral de Leiria

   -Capela de São Pedro 

   -Igreja e Convento de São Francisco 

   -Santuário de Nossa Senhora da Encarnação

   -Convento de Santo Agostinho

Museus

   -Agromuseu Municipal D. Julinha

   -Casa-Museu - Centro Cultural João Soares 

   -Casa dos Pintores

   -Moinho de Papel

   -Museu da Imagem em Movimento

   -Museu da Fábrica de Cimentos Maceira-Lis

   -Museu Escolar 

   -Museu de Leiria

   -Museu do Sporting Clube de Portugal

   -Núcleo Museológico da Torre de Menagem do Castelo de Leiria

   -Núcleo Museológico dos Bombeiros Municipais de Leiria 

Artesanato

   -Louça de Bajouca – A localidade de Bajouca tem uma tradição de olaria muito antiga. Nesta localidade, a louça é muito clara. Assim, os oleiros aproveitam esta característica para fazerem uma decoração com lambugem vermelha, essencialmente nos mealheiros, com riscas avermelhadas e brancas. As peças produzidas são utilitárias e decorativas.

   -Rodilhas (Sogras) de Leiria – As "Rodilhas" ou "Sogras" são pequenas almofadas de forma circular, abertas no centro. Eram utilizadas pelas mulheres, que sobre eles transportavam, à cabeça, os cântaros de água ou as cestas. Os materiais utilizados na sua confecção são tiras de trapos, lãs e linhas de bordar, entrançadas e bordadas. Hoje em dia, este tipo de peça é também utilizado como decoração.

 

Gastronomia

   -Pratos Típicos – Morcela de Arroz; Negritos; Lentriscas; Bacalhoada com migas; Bacalhau com feijão frade; Ossinhos; Fritada; Cabrito; Feijoada; Leitão; Chanfana; Fritada dos peixinhos; Chanfana (Chainça); Bacalhau com Chícharos (Santa Catarina da Serra).

   -Doces Regionais – Brisas do Lis; Lampreia de Ovos; Ovos Folhados; Bolinhos de Pinhão; Castanhas queimadas; Canudos de Leiria; Doce de amêndoa; Filhós de abóbora.

   -Vinhos – Leiria faz parte da Região Demarcada do Vinho das Encostas de Aire.

 

Transportes