Distrito de Santarém






Super Lua - 14 Outubro 2016

Saiba tudo sobre a Super Lua

 

Um exemplo que temos foi do dia 14 de Novembro de 2016, o céu esteve preenchido por uma super-Lua como já não acontecia há 68 anos. A Lua esteve então mais perto da Terra e, por isso,  pareceu-nos maior do que o costume. Em Portugal, o fenómeno aconteceu em plena luz do dia, valeu a pena olhar para o céu.

O que é uma super-Lua?

É um fenómeno que ocorre quando o nosso satélite natural está em fase de Lua Cheia e se encontra a pelo menos a 90% do seu ponto mais próximo da Terra. Em Lisboa, serão 11h22 quando a Lua atingirá o perigeu – o ponto da sua órbita mais perto da Terra. É que a órbita da Lua (tal como a dos planetas) é elíptica, em vez de circular, e não é sempre igual.

 A Lua estará a 356.509 quilómetros da Terra. Com esta aproximação parecerá 14% mais larga e 30% mais brilhante do que o habitual. Mas “nem todas as super-Luas têm o mesmo tamanho aparente e brilho”, uma vez que isso depende da distância do perigeu.

A última vez que a órbita da Lua esteve tão perto do nosso planeta, como acontecerá já na segunda-feira, foi há 68 anos. Em 1948, a distância foi então de 356.461 quilómetros, tendo estado até um pouco mais próxima (cerca de 48 quilómetros) do que vai estar agora.

Para quem não guardar um momento do dia para observar o céu durante esta aproximação, só poderá fazê-lo daqui a 18 anos, mais exactamente a 25 de Novembro de 2034 (a Lua estará então a 356.445 quilómetros da Terra).

 

                                                                                                            Fotografia Autoria de Nuno Neto (local Castelo de Ourém)

Tags: , ,