Distrito de Santarém






Castelo de Almourol

O Castelo de Almourol constitui um dos exemplos mais representativos da arquitectura militar dos primórdios do reino de Portugal. Está localizado na Freguesia de Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da Barquinha, Distrito de Santarém.

Foi erguido no meio de uma pequena ilha sobre uma construção romana em 1171, num afloramento de granito a 18m acima do nível do mar, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, em pleno rio Tejo. A  sua principal função era o controlo da navegação e da passagem do rio, ponto importante na defesa do médio Tejo na época da Reconquista Cristã.

A construção do castelo é feita em cantaria de granito (pedra rija)  e alvenaria argamassada (cimento feito com cal, areia e água), sob uma planta irregular (orgânica) acompanhando a tipologia irregular do terreno. O castelo divide-se em dois recintos: o recinto exterior, com as cortinas de muralhas reforçadas por nove torres circulares; e o interior, com a torre de menagem de três andares. As muralhas são defendidas por merlões e seteiras quadradas.

O acesso ao castelo não é possível por via terrestre, sendo necessário um meio de transporte marítimo a fim de visitar o interior das muralhas, o qual é facultado localmente dentro do horário assinalado.