Distrito de Braga

Peneda-Gerês

Parque Nacional da Peneda-Gerês

Vídeo de : "360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal"   Youtube 

  

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma área protegida de Portugal, com autonomia administrativa, financeira e capacidade jurídica, criada no ano de 1971, no meio ambiente da Peneda-Gerês, pelo Decreto-Lei n.º 9/70 de 19 de Junho. Para, segundo a própria redacção da Lei, possibilitar "numa vasta região montanhosa, de cerca de 60 000ha - quase na sua totalidade já submetidos ao regime florestal - a conservação do solo, da água, da flora, da fauna e da paisagem".

Único Parque Nacional em território Português, situa-se no extremo noroeste de Portugal, na zona raiana entre Minho, Trás-os-Montes e a Galiza. E, o seu perímetro territorial abrange todo o vasto território florestal que se estende desde a Serra da Peneda até a Serra do Gerês - daí a sua designação -, englobando ainda a Serra do Soajo e a Serra Amarela. Sendo recortado por dois grandes rios, o Rio Lima e Cávado. Abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre) numa área total de cerca de 70 290 hectares. que afectam o território de 22 freguesias. Esta Área Protegida forma, desde 1997, com o parque natural espanhol do Baixa Limia - Serra do Xurés, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e, a Reserva da Biosfera com o mesmo nome.

 

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.

É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola.

Inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira. No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, Jaime José Calado Lourenço, Fernanda Santos Monteiro são réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.

 

Mosteiro da bat...
Mosteiro da batalha
Mosteiro da bat...
Mosteiro da batalha
Mosteiro da bat...
Mosteiro da batalha
Mosteiro da bat...
Mosteiro da batalha
Mosteiro da bat...
Mosteiro da batalha
Mosteiro da bat...
Mosteiro da batalha
Mosteiro da bat...
Mosteiro da batalha
Mosteiro da bat...
Mosteiro da batalha