Distrito de Braga

Barcelos - Portugal

Barcelos

Vídeo de : "360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal"   Youtube 

   

Barcelos é uma cidade portuguesa no Distrito de Braga, região do Norte e sub-região do Cávado.

Barcelos desde cedo é uma cidade habitada por povos como vestígios em várias zonas de Barcelos indicam. Aproximadamente no ano de 1177, Barcelos pelas mãos de D. Afonso Henriques recebeu a carta de foral e em 1227 a cidade começava a chamar mais população. Já em 1928, Barcelos foi elevada a categoria de cidade.

 

Barcelos seria na época dos romanos, um local de passagem do rio Cávado, por onde passava uma derivação da via XVI (Braga-Lisboa) que de Famalicão passava o Cávado em Barcelos e ligava com a via per loca marítima, que ligava Bracara Augusta ao litoral. A constituição de Barcelos como vila medieval parece acontecer no séc. XII quando D.Afonso Henriques passa o seu primeiro foral (1156-1169). Nessa época seria um núcleo de povoamento concentrado onde predominavam as actividades de comercio e almocrevia, e donde já existia uma Gafaria, na saída para Esposende.

No séc. XIII, a vila já tinha cerca de 20 arruamentos, casario urbano, igreja e açougue. Nesta primeira fase de desenvolvimento da vila que se prolongou até ao séc. XIV, o seu centro seria em torno da casa onde funcionou o concelho, a norte da igreja matriz.