Distrito de Braga

Santuário de São Torcato

Santuário de São Torcato - Braga

Vídeo de : "360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal"   Youtube 

 

 

 O Santuário de São Torcato, situa-se no vale central da freguesia de São Torcato (Guimarães), desenvolvendo-se à sua volta toda a povoação.

O templo de estilo híbrido, com elementos clássicos, góticos, renascentistas e românticos, encontra-se todo construído em cantaria de pedra de granito da região, sendo uma obra-prima do neomanuelino, cuja construção se iniciou em 1871 e estende-se até aos dias de hoje. O gosto ecléctico, surge dentro do contexto da época, com predomínio de elementos decorativos neo-românicos. Possui dimensões consideráveis.

A fachada é constituída por duas torres e um corpo central. Em planta, o templo tem a forma típica da cruz latina. No interior da Igreja encontra-se o corpo incorrupto de São Torcato.

No exterior do Santuário, encontra-se um adro o qual possui ao fundo, de frente para o Santuário, um parque enfeitado com frondosas tileiras e plátanos. Para aceder a este parque (denominado popularmente por Parque do Mosteiro), utiliza-se uma enorme escadaria, a qual dá ligação ao templo. No parque podemos também encontrar dois coretos, bem como duas grandes fontes de água.