Distrito de Beja






Castelo de Noudar - Barrancos - Beja

Castelo de Noudar

O Castelo de Noudar, no Alentejo, localiza-se na antiga vila de mesmo nome, freguesia e concelho de Barrancos, distrito de Beja, em Portugal.

 Vídeo de : "Portugal visto do Ceu"   Youtube 

  

  Castelo Noudar está localizado em Barrancos junto à fronteira espanhola em um lugar muito bonito entre Múrtega e os rios Ardila que fluem para o Ocidente.

A sua construção foi terminada em 1307, durante o reinado de Don Dinis. O lugar foi escolhido devido às suas defesas naturais, ao seu fácil acesso e à proximidade de uma fonte de água de excelente qualidade - Fonte da Figueira, situada a cerca de 250 metros a Leste da Castelo, sob a colina conhecida como Forca ("a forca"). Bom e abundante terra agrícola e campos de pastagem de gado também podem ser encontrados perto do castelo.

Pode-se encontrar não só vestígios do período medieval, mas também numerosos testemunhos do período romano e islâmico, como revelado por várias campanhas arqueológicas. A parede, reforçada por torres e pilares, tem um plano hexagonal. A Igreja Nossa Senhora do Desterro está situada dentro da muralha.

De acordo com os testemunhos arqueológicos as primeiras incursões humanas no local remontam à pré-história, sendo um território depois sucessivamente ocupado por Romanos, Visigodos e Muçulmanos.

Foram estes últimos os responsáveis pela primitiva fortificação no local, por volta do século X ou XI, quando terá sido edificada uma pequena torre ou castelo em taipa, com a função de controlar o caminho que fazia ligação a Beja.